quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DEUS SEMPRE ESTARÁ NO CONTROLE DAS NOSSAS VIDAS!





Por Diego Bruno de Souza Pires
Servo do Senhor Jesus Cristo



Antes que o sol fosse criado, Deus era conhecedor da luz; antes que as estrelas decorassem os céus com os seus magníficos sorrisos, Deus já havia presenteado o universo com milhares delas; antes que os céus fossem postos em equilíbrio perfeito com o universo através de leis físicas e sob a regência de uma geometria divina, Deus já havia criado milhares de vias no universo, imperando sua consciência arquitetônica e sabedoria de regras e leis universais; antes que as leis divinas surgissem, Deus sempre foi o legislador absoluto; antes que a chuva fosse lançada sobre a terra para fertilizar as sementes, Deus já sonhava com o homem saboreando os frutos advindos da sua plantação, pois Deus é perfeito! Para Ele não há obstáculos intransponíveis, dificuldades ou qualquer problema que não tenha solução.
Quando não houver mais saída, Deus abre portas que ninguém vê e fecha portas que ninguém consegue abrir em prol daqueles que o amam. Lembre-se que para Deus nada é impossível! Quanto maior o seu problema Deus terá prazer em resolver, basta crer e tudo se realizará.
Às vezes o homem não consegue cultivar a fé dentro do seu coração e acaba procurando “guarida num lugar onde os alicerces são rasos e feitos de areia, o telhado se apresenta em escombros e as paredes seguram-se pela misericórdia”. E assim, quando a ciência não tem respostas para os fatos, não tem solução para enigmas, nem tampouco discernimento material para curar vidas, esse é o momento do qual constatamos o quanto ela é ínfima, medíocre e desarraigada de solidez.
Compreendemos que muitas vezes a ciência humana tem pestanejado, fraquejado, não conseguindo responder os desafios da vida. E é somente daí que atentamos para as preciosidades contidas na sabedoria de Deus. Quando não agüentamos mais caminhar por um deserto seco, quente e sufocante, Deus constrói diante de nós um oásis, levanta uma samaritana para nos dá de beber, e faz-nos perceber que o seu poder impera sobre os céus e a terra através do seu simples falar. Por isso, nunca se esqueça, meu irmão: Deus está sempre no controle das nossas vidas!
Observe o que Deus falou para Isaias:

“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”( Cap. 43; v.13)

Quando Deus está no controle das nossas vidas, não significa que Ele irá manipular o nosso processo de aprendizagem, mas que poderá interferir somente quando achar conveniente, pois se contrário fosse, seriamos pessoas sem aprendizados, mimadas e sem decisões próprias. Pois isso, irmãos! Deus somente interfere quando achar que é o tempo certo, ou seja, no momento que havia determinado para todas as coisas.
Nesse arrimo, Deus deixou registrado em Eclesiastes 3 que sempre existirá tempo para todas as coisas. Ele ensinou ao sábio que tudo tem sua vez no universo, bastando que o amanhecer certo pouse sobre as circunstâncias. Tendo o sábio entendido a mensagem do Senhor, assim escreveu:

“Tudo neste mundo tem seu tempo; cada coisa tem sua ocasião. Há um tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz”.

Muitas vezes somos apressados e culpamos Deus pela demora, e muitas outras vezes somos tão morosos ao ponto de querermos que as coisas passem devagar aos nossos olhos, e se caso não for como imaginamos, acabamos culpando Deus pelas nossas expectativas frustrantes ou pelos nossos pedidos não correspondidos. Sempre queremos que as coisas sejam como nos convém, e não como convém a Deus. Esses são erros provenientes da nossa falta de maturidade e fé, pois como poderemos questionar alguém que tudo conhece antes mesmo de acontecer?
Irmãos, Deus nunca erra! Antes de tudo Deus sonda com a sua consciência para depois executar suas ações em nossas vidas. Sempre tudo sai perfeito! Lembrem-se o que Deus revelou ao Salmista Davi:

“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra”. (Salmo 139:13-16)

A luz da revelação do salmista, Deus sabe à hora do nosso nascimento e à hora da nossa morte, pois como também foi revelado a Mateus [10:30]: “até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” por Deus. Só que os homens com sua insensibilidade espiritual e as suas amarras com a materialidade sempre desejam a comprovação material de todas as coisas, ao invés de acreditar num Deus que é poderoso e tudo pode fazer. O homem nunca sabe o que é bom para si, pois isso somente cabe a Deus. Nem ao certo sabe pedir e agradecê-lo pelas bênçãos. É só perceber o que o apóstolo Paulo revelou em carta destinada aos Romanos. Notemos:

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. (Romanos 8:26)

Irmãos! Nada (repita-se! nada!) poderá ser manifestado na vida do servo do Senhor sem a autorização de Deus. O servo do Senhor poderá ser fragilizado, mas não morre, pois isso só ocorrerá com a autorização de Deus. É ele quem determina o nosso começo e o nosso fim. E, a propósito, sempre da melhor forma.


Assim está escrito no Salmo 104: 27-29:

“Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó”.

Por isso, irmãos, saibam que para aqueles que confiam no Senhor, mesmo que a cruz esteja pesada, mesmo que os olhos não tenham mais lágrimas para derramar, mesmo que a dor, a saudade e a lembrança corroam a mente e o coração, Deus dará forças que nem imaginaremos como surgiu e, assim, fará o homem feliz novamente.
Quase sempre temos a impressão de que a nossa dor é maior do que a dos outros. A nossa dor é tudo aquilo que nós suportamos, já que Deus conhece todos os nossos sofrimentos e pensamentos melhor do que qualquer um, pois sentiu a dor do seu filho único crucificado numa cruz para nos salvar. Ele viu todo o gemido de dor e a angustia de Jesus, mas conteve-se com a força do seu amor por nós e também esperou firme no amanhecer (ressurreição/ vida eterna).
Irmãos, Deus tudo pode e conhece! Ele tem o poder de vivificar tudo, de tirar o homem do pó e reacender nele a vida, basta soprar em suas narinas e dizer: “levanta! Eu te ordeno!”. Todavia, nem sempre é assim que acontece, posto que Deus tem o conhecimento de qual é a melhor hora para se cumprir todas as coisas.
A hora de Deus é a mais perfeita. É a hora da plenitude e da serenidade. Deus une a sua sabedoria e o seu amor para determinar o momento exato de acontecer fatos em nossas vidas que podemos superar. Ele sonda a nossa dor e nos fortalece de coração e alma com o seu abraço de ternura.
Se formos iguais a Tomé, esperando vê para crê, acreditando mais em nossa razão, nossa emoção, nosso sentimento, nosso querer, do que na vontade do nosso Salvador, Deus também desacreditará de nós. Devemos renegar todos os dias a insensibilidade, falta de fé e de esperança, pois devemos entregar todos os dias o nosso coração ao Senhor e estabelecer uma confiança ao ponto de sabermos que o quê Ele tiver para cada um de nós sempre será o de melhor. (ratifique-se: sempre!).
Dizem que Deus “escreve certo por linhas tortas”, entretanto, desacredito em tal prevérbio popular, pois como pode um ser tão perfeito escrever por linhas tortas? Não, não pode! Ele sempre escreve certo por linhas certas. A propósito, somos nós que pensamos que as linhas são tortas, mas não as são aos olhos do Pai. É o homem com sua visão materialista e imediatista que confunde o plano carnal com o plano espiritual. Deus tem propostas perfeitas para cada um de nós, pois Ele nos ama muito. Por conseguinte, nunca erra.
Antes mesmo de a ciência revelar o sexo de cada um na barriga das nossas mães, Deus já nos conhecia por inteiro. Ele sabia a cor dos nossos olhos, dos nossos cabelos, a nossa fisionomia, nossa altura, nossa voz etc. Deus sabia e sabe de tudo a nosso respeito. Antes mesmo de pensarmos em qualquer coisa, Ele sondou todos os nossos pensamentos. O Senhor consegue ver até mesmo o dia em que nos convidará a participar do sono profundo até que ele venha.
Quem se lembra da história de Lázaro? Jesus quando soube que Lázaro havia morrido não foi de imediato ao encontro da sua família, mas demorou por cerca de 3 (três) dias a chegar na casa de suas irmãs. Não que ele estivesse distante, mas é que Jesus sabia o momento certo de ir ao encontro de Lázaro, posto respeitar o tempo do seu Pai para todas as coisas.
Por isso devemos dá graça e glória a Deus todos os dias e para todas as suas ações em nossas vidas e na vida dos nossos familiares, visto que Ele sempre tem o de melhor para todos que o amam. Alguns devem lembrar o tempo que Paulo e Silas se encontraram na prisão. Ambos na angustia da carne demonstraram confiança em Deus, ao ponto de mesmo estando acorrentados, maltratados, sujos, sem saberem qual era chegada a hora, glorificaram a Deus com muito amor e perseverança. Perceba:

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam” (Atos16:25).

Semelhantemente, ao se deparar com uma situação de dor, desespero e angustia espiritual, DAVI, ao saber que seu filho estava morto, adorou a Deus, pois sabia que era o único capaz de operar:

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu” (II Samuel 12:20).

Do mesmo modo aconteceu com Jó ao saber que havia perdido tudo que tinha (bens materiais e seus 10 filhos). Ele glorificou ao Senhor mesmo na tristeza do seu ser e na sua angustia espiritual. Contudo, sua perda não foi motivo de renegar o Senhor. Pelo contrário, foi o que fez com que o Senhor pudesse perceber nele uma postura reta, digna e de muita fé e esperança. Assim descreveu o sábio:

“Um dia, enquanto os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete na casa do irmão mais velho, chegou à casa de Jó um dos seus empregados, que disse: Nós estávamos arando a terra com os bois, e as jumentas estavam pastando ali perto. De repente, os sabeus nos atacaram e levaram tudo. Eles mataram à espada os empregados, e só eu consegui escapar para trazer a notícia. Enquanto este ainda estava falando, veio outro empregado e disse: Raios caíram do céu e mataram todas as ovelhas e os pastores. Só eu consegui escapar para trazer a notícia. Enquanto este ainda estava falando, chegou um terceiro, que disse: Três bandos de caldeus nos atacaram e levaram os camelos. Eles mataram à espada os empregados, e só eu consegui escapar para trazer a notícia. Enquanto este ainda estava falando, chegou mais um, que disse a Jó: Os seus filhos e as suas filhas estavam no meio de um banquete na casa do seu filho mais velho. De repente, veio do deserto um vento muito forte que soprou contra a casa, e ela caiu em cima dos seus filhos. Todos eles morreram; só eu consegui escapar para trazer a notícia. Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Aí disse assim: Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR deu, o SENHOR tirou; louvado seja o seu nome! Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus” (Jó 1:13-22).

Por tudo isso, devemos dar graças a Deus de todo o nosso ser; amá-lo acima de todas as coisas, sabendo glorificá-lo em tudo que passarmos. Se nas horas de dor ou de alegria, “seja fiel a Deus, e ele nunca deixará de ser fiel contigo; ser bom com Deus, e ele nunca deixará de derramar bênçãos em sua vida; ser honesto com Deus, e ele honrará a sua casa; faça alegria estando na presença do Senhor, e ele será sempre força em seus caminhos”. Foi o que eu aprendi!”(DBSP). Ame, espere e encontre!


Aquele que bate a porta do Senhor esta se abrirá e ninguém a fechará...

Esse Deus é maravilhoso!


ORAÇÃO

Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes, e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus! Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;

Se me deres a força, não me tires a sensatez;

Se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários, nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir insucesso.

Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus! Faz-me sentir que o perdão é maior índice da força, e que a vingança é prova de fraqueza. Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.

Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, te rogo, nunca Te esqueças de mim! Ainda que um dia o meu juízo possa se afastar de mim, não esqueça-me.