terça-feira, 24 de novembro de 2009

Agradar: somente a Deus!
[Por Diego Bruno de Souza Pires]
Servo do Senhor Jesus Cristo



Certa feita o ex-presidente norte-americano John Kennedy, disse: “Eu não sei a fórmula do sucesso, mas a fórmula do fracasso é querer agradar a todo mundo.”, semelhantemente pensou o iluminista Jean Jacques Rousseau preceituando que “quem quer agradar a todos não agrada a ninguém”.
Quando agradamos a todos perdemos a nossa essência, o nosso brilho, as nossas vontades, nossas convicções, nossas verdades. Esquecemos, na realidade, quem somos...
Não temos que agradar a todos, mas, simplesmente, ao nosso Bom Deus de Israel, o nosso Iahweh. Lembre-se que Jesus Cristo quando veio ao mundo, não agradou a todos. As palavras de Deus, seu pai, eram as suas palavras. Cristo não escolhia quem repreender, repreendia quem estivesse errado, mesmo que esse erro fosse cometido por um dos seus discípulos. Certa vez, repreendeu a Pedro no meio de todos: “Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens”.[MC 8: 33]
Como é sabido, em momento algum Cristo renegou o seu pai para agradar aos interesses humanos, para satisfazer os caprichos de pecadores, mesmo que para isso tivesse que ser enérgico. O nosso Senhor é Santo, indubitavelmente, Santo... Pregou a palavra de seu Pai, mesmo na dor e na angústia do calvário. Lembre-se que no deserto, ao ser tentado pelo inimigo para desistir de tudo em troca de bens, lutou por todos nós e manteve a palavra de Deus intacta do mal... Em momento algum negou a palavra de Deus. [Mateus 4:1]
Cristo sabia que teria que padecer muito para cumprir as leis de Deus. Sabendo disso, começou a alertar a seus fiéis: “Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse”. [MC 8:31]
O Nosso Salvador sabia que a felicidade se encontra em servir um Deus de promessas, de aliança, de paz e de perdão. Mateus, pregando a palavra de Deus revelou que “não se pode agradar a dois senhores” [Mateus 7:24]. Por certo, sabemos que não... Ou nós agradamos aos desejos carnais, ou agradamos aos desejos do nosso Senhor: serví-lo na honra, no respeito, com verdade e amor, sem deixar nunca de perdoar e amar o nosso próximo, como amamos a nós mesmos... O Profeta Lucas ensinou: “Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem esperar pagamento” [Lucas 6:35]
Também deve ser posto em evidência alguns brocardos populares que expõe a impossibilidade de se agradar a todos. A sabedoria popular revela que: “Não se pode ser moeda de vinte patacas para agradar a todos; ser sensível ao prazer e insensível à dor; servir a Deus e ao diabo ao mesmo tempo; ter sol na eira e chuva no nabal”. Em síntese, não se pode agradar a todos e nem ter tudo na vida...
Sempre temos que fazer escolhas... Se escolhermos coisas ruins, virá o prejuízo sobre as nossas vidas; se encolhermos coisas boas, estas serão colhidas no futuro. Observe a santa palavra: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito colherá vida eterna”.[GL: 6:7-8].
Em Lucas lemos: “ Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem os vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso retribuído. Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos; e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos.” [Lucas14:12-14].
Irmãos!!! Se para agradarmos a todos tivermos que esquecer as leis de Deus, não agrademos... O único que é digno de ser agraciado é o nosso bom Deus. Não nos enganemos! O homem só será feliz e a vida só terá sentido e louvor quando servimos a um Deus verdadeiro. Este Deus nos honrará e nos revelará promessas que dignificam verdadeiramente as nossas vidas. “O caminho de Deus é perfeito: a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam”[Salmo18:30].

Agrade a cada dia mais o Senhor Jesus Cristo, para que sejam também agraciados pelo nosso Deus com paz, felicidade e amor...

Seja fiel a esse Deus que é tão poderoso!!!

ORAÇÃO

Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes, e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus! Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;

Se me deres a força, não me tires a sensatez;

Se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários, nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir insucesso.

Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus! Faz-me sentir que o perdão é maior índice da força, e que a vingança é prova de fraqueza. Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.

Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, te rogo, nunca Te esqueças de mim! Ainda que um dia o meu juízo possa se afastar de mim, não esqueça-me.