sábado, 27 de fevereiro de 2010

A fórmula secreta de vencer todos os problemas...





Por Diego Bruno de Souza Pires
Servo do Senhor

Um homem sem Deus é semelhante a morar numa casa sem telhado e construída na areia da praia, a qualquer momento virá a chuva e molhará tudo; ventos e terremotos virão e abalará a sua estrutura. Acredito que um homem sem Deus é semelhante a uma mulher mãe de cinco filhos recém nascidos e sem leite para amamentá-los: haverá fome, choro e total desespero, tanto por parte da mãe quanto dos filhos... Enfim, nas velhas palavras do poeta que pousa sobre a minha cabeça, “um homem sem Deus é um nada por acaso, maltrapilho, desesperado e desamparado. Ou nada mais que a morte sorrindo na janela dos seus olhos”.

Desconheço, sinceramente, uma pessoa que suporta os problemas da vida, dizendo-se feliz, sem que haja a atuação de Deus em sua vida. Podem até dizer que são felizes, que não tem problemas, que vivem uma vida de paz, entrementes, absolutamente, desacredito em tais afirmações. Ou essas pessoas não sabem o que é ser feliz, viver em paz, está de bem com a vida, ou os seus juízos não permanecem intactos e forjam uma realidade que nunca existiu.

A fórmula secreta para vencer todos os desafios que a vida apresenta está em crer num Deus que é tão poderoso e que nunca se esquece de acalentar seus filhos antes de dormir, de buscá-los no colégio, de ajudá-los a se manter em perfeito equilíbrio ao pilotar uma bicicleta, de jogar futebol, de ensiná-los a ler, escrever, enfim, de ensiná-los a viver na obediência e no respeito. Deus é o pai mais amoroso que há. O pai que sofre conosco os nossos sofrimentos mais íntimos, que chora o nosso choro de tristeza e sorri com o nosso grito de felicidade.

O homem deve ter sempre em mente que seguir e servir a Deus não são obrigações ou deveres, mas a própria salvação, o respiro de vida.

Infelizmente o homem ainda não aprendeu a amar a Deus, e diuturnamente vive passando por perigos, por percalços, pisando em espinhos e, mesmo assim, com todo esse sofrer, não se mostra sábio e temente a Deus. No livro de Provérbios, o rei Salomão deixa claro que Deus quer que sigamos a sabedoria, visto que somente assim é que conseguiremos vencer as barreiras postas em nossas vidas. Essa sabedoria é a que se proclamada nos livros de Prevérbios e Eclesiastes: só poderemos alcançá-la quando amamos e tememos a Deus.

Irmãos, acreditem! [“Escutem! A sabedoria está gritando” (PV: 8:1)] só poderemos encontrar a vitória e permanecermos felizes quando estamos em constante contato com o nosso Deus. Nada poderá nos destruir, os muros dos nossos castelos de sonhos, projetos, felicidades e amor não virão abaixo. Saibam mais de um segredo: Aqueles que acreditam, confiam, esperam e obedecem ao Pai Celestial, estarão livres dos perigos e SUPORTARÃO todos os problemas e percalços da vida.

Observe que eu não disse que aqueles que amam a Deus não têm problemas, mas que estes são SUPORTÁVEIS. A diferença é perceptível aos olhos humanos: um homem que crê em Deus e louva a ele todos os dias, obedecendo-o, amando-o, e em perfeita e simétrica comunhão com ele, SUPORTARÁ todos os desafios e problemas, já que a mão do Senhor o sustentará em meio ao “deserto” e o levará a vitória, fazendo-o forte, valente e lapidado para enfrentar os desafios da vida. Por outro lado, um homem que não segue a Deus, seus problemas por mínimos que sejam, hão de ser insuportáveis, insuperáveis e talvez levá-lo-ão a morte.

Então eu lhes pergunto: Pode um ser humano vencer um tsunami de problemas sem Deus? Pode alguém pôr a dormir um urso ou um leão se essa força não proviesse do Senhor? As respostas para essas perguntas encontram-se na palavra de Deus, basta nos lembrarmos da história de Davi e o gigante Golias, e assim, encontraremos respostas para todas as perguntas porventura existentes.

Conta à história sagrada que Davi era ainda um jovem pastor, de pouca estatura, franzino, mas um homem de muita fé, entregava a sua vida sempre a Iahweh e sabia que onde Deus operasse, estivesse presente, nada poderia dá errado. Poderia ser o pior conflito, o mais sangrento, o mais difícil, mas se Deus estivesse presente tudo daria certo. Golias por sua vez, era um homem que não acreditava em Deus, mas tinha muita força, acreditava na sua razão e sabia que era proprietário de uma força impa. Todos tinham medo dele, pois, evidentemente, era um verdadeiro gigante, e sabia que maior que ele não poderia existir...

Davi quando viu os israelitas temerosos em lutar com o gigante Golias, e que o mesmo caçoava de seu povo e de seu Deus, proclama ao rei Saul que o deixe lutar com o gigante. Houve uma certa dúvida do rei Saul se deixava ou não a luta acontecer. Com a maior das razões, Davi persuadiu o rei Saul e disse que acreditava muito no Deus que ele servia, e que dessa forma, nada temeria. E assim usou as palavras para falar com Saul:

“ quando o teu servo apascentava as ovelhas de seu pai e aparecia um leão ou um urso que arrebatava uma ovelha do rebanho, eu o perseguia e o atacava e arrancava a ovelha de sua goela; e se vinha contra mim, eu o agarrava pela juba, o feria e matava. O teu servo venceu o leão e o urso, e assim será com esse incircunciso filisteu, como se fosse um deles, pois desafiou as linhas do Deus Vivo” e ainda acresceu: “ Iahweh, que me livrou das garras do leão e do urso, me livrará das mãos desse filisteu.” (Trechos do livro – A História- Ed. Sextante. Referência bíblica: 1 Samuel: 17: 34-37 )

Não havendo nada mais a ser feito, o então rei permite a Davi seguir para o campo de batalha. E assim, colocando uma pedra em uma simples atiradeira, Davi acertou o gigante bem no meio da testa, o que o fez cair no chão na mesma hora. Então, quando os filisteus se deram conta de que o gigante Golias estava morto, fugiram do campo de batalha. Como observado, a crença de Davi no Deus todo poderoso fez vitória para o povo de Israel e glórias ao nome do Deus Vivo de Abraão, Isaque e Jacó.

Davi não venceu o gigante Golias por simples artimanha, por esperteza, boa pontaria, ou por qualquer outro adjetivo sinônimo de “sorte”, mas o venceu porque havia nele fé em Deus e sabia que tudo seria possível na vida daqueles que acreditam no Senhor Iahweh. Davi era um homem que conhecia do segredo de vencer todos os problema e ser feliz: acreditava no Deus Iahweh.

Creiam! A terra há de parar, o chão há de tremer, as estruturas hão de balançar quando um servo do Senhor passar. Só não notará quem não quiser; ter ouvidos, mas não conseguir ouvir; ter olhos, mas não poder vê; ter outros sentidos, mas não poder usá-los. Existem muitas pessoas, caros irmãos, que realmente não podem ver a presença de Deus, ou o agir dele na vida de homens, haja vista a falta de sensibilidade espiritual, ou melhor, contato com a divindade.

Pois bem, caros irmãos, a fórmula secreta para todos os problemas já foi evidenciada. A conclusão que fizemos foi que um homem que segue a Deus de todo coração, amando-o, entregando-lhe a sua vida, e sendo-lhe sempre obediente, Deus o honrará em tudo que fizer e o tornará grande e vitorioso. E façamos uma ressalva: essa vitória nunca será destruída.

Acreditem indubitavelmente: um homem quando serve a Deus de todo o seu coração e sentimento, embora tenha conturbações em sua vida, todas elas são superáveis, suportáveis e servem para o crescimento espiritual e moral. Todavia, a sua vitória nunca será destruída. Por outro lado, diferentemente é na vida de um homem que não segue a Deus: nada dá certo, tudo despenca por mais simples que seja; não há paz, não há alegria...

Por mais difícil que a vida seja, por mais que você pense que não vai aguentar os problemas, que está prestes a desistir de tudo, até mesmo da sua própria vida, não desista, pois ainda existe um lugar pronto para você; um lugar onde há alegria, amor, dedicação, cuidado e acima de tudo, seio paterno: o ombro do Deus Iahweh.

Lembre-se! Nunca deixe de pensar numa coisa: se Deus deu o seu filho primogênito, aquele que está assentado a sua direita para morrer por cada um de nós, para nos livrar dos pecados e fazer de cada um de nós pedra preciosa, é porque ele nos ama e se importa com todos os nossos problemas, por mais simples que sejam. Entretanto, irmãos, para que Deus possa entrar em contato convosco, para que ele possa resolver todos os problemas, faz-se necessário confiar a sua vida e entregar os seus problemas, diariamente, para que ele possa resolver.

Se você entregar seus problemas hoje a Deus, não os busque amanhã, mas deixe que todos eles cheguem resolvidos e entregues por Deus na sua porta. Lembre-se: Iahweh é um Deus de promessas, e se ele nos fez promessas, custe o que custar, todas elas serão cumpridas: cada uma no seu devido momento, mas, com toda certeza, elas serão sim cumpridas. É só esperar!!!

Agora que já conheceu do segredo, proclame a sabedoria em sua vida: creia nesse Deus que é tão poderoso, e o presenteie com a sua vida.

Eu fiz isso!!!

E como expressei em trechos do poema Uma poesia para Deus:

“Estou sempre a orar e te esperar, ò meu Deus,

Pois és a fonte do meu viver e do

meu acreditar...

Pela misericórdia

divina não me deixe “suspirar”...

#

Abençoa a minha vida,

fortalece as minhas forças,

constrói esperança dentro de mim,

e muita virtude para que eu possa te alcançar...

#

Seja noite ou seja dia, no pavor ou na alegria,

possa eu sempre te amar...”

Eu sempre vou amar esse Deus,

Pois ele nunca me deixou, mas sim, sempre me amou...


ORAÇÃO

Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes, e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus! Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;

Se me deres a força, não me tires a sensatez;

Se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários, nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir insucesso.

Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus! Faz-me sentir que o perdão é maior índice da força, e que a vingança é prova de fraqueza. Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.

Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, te rogo, nunca Te esqueças de mim! Ainda que um dia o meu juízo possa se afastar de mim, não esqueça-me.