terça-feira, 6 de setembro de 2011

VIAGEM PELO CORAÇÃO DE DEUS





Por Diego Bruno de Souza Pires
Servo do Senhor Jesus.



Sábado. Acordo com os raios de sol invadindo o meu quarto. As bênçãos de Deus são apresentadas à minha vida por mais um dia. Agradeço por estar vivo. Quase dormindo, entre o acordar e o parcialmente dormir, sinto-me a caminhar pelo coração do Senhor. Nunca sonhei coisa parecida. Era um caminho reluzente, entre árvores vivificadas no amor e na verdade. Eis um caminho que eu poderia peregrinar por longos e longos anos pela eternidade e nunca me enfadaria de percorrê-lo.


Não era um caminho deserto e seco, mas era cheio de vida e de luz. Era um caminho que me trazia a paz, a alegria e que renovava a minha vontade de viver na presença de Deus. As árvores se harmonizavam num verde ideal. Havia simetria de cores, de brilho e de luz. Havia uma sinfonia de pássaros por de trás dessas árvores. Nada poderia ser perfeitamente descrito, pois havia muita perfeição, e tudo que é perfeito se torna indescritível.


Aquele caminho me fez refletir. Lembrei-me de coisas maravilhosas. Revivi a minha infância, revir os meus medos e fortaleci a minha capacidade de amar. Lembrei-me que certa feita eu havia imaginado como seria percorrer no coração do Senhor, mas nunca tinha tido o prazer de sonhar coisa tão grande ao ponto de meu coração não controlar tamanha emoção.


Sempre tive para mim o entendimento de que os homens bons, íntegros, amorosos, verdadeiros e fiéis a Deus andariam pelo coração do Senhor mais cedo ou mais tarde. Desde muito jovem, ainda sem tantos entendimentos, me imaginava caminhando no coração do Deus. Creio que essa imaginação tomou conta de minha mente desde muito pequeno, me fazendo compreender que nada poderia se comparar com a beleza que Deus preparou para cada um de nós.


Nesse quase acordar, percebi que o caminho não se apresentava simplesmente como um percurso a um trajeto de peregrinações, como por exemplo - Santiago de Compostela ou quiçá, Jerusalém – ou mesmo a um bosque, floresta ou jardim encantado desses filmes hollywoodianos, aqueles dos quais sabemos só existir em filmes. Era muito mais que isso. Mais belo, mais vivo, muito mais... Era um caminhar no coração do Senhor.


Havia algo de novo nesse caminho. Algo que me fazia refletir, que fazia de mim um homem melhor, que me tirava do enfado, do cansaço social, das tristezas ou quaisquer coisas que o mundo seja capaz de provocar ou atormentar no nosso interior.


Estava eu - simplesmente eu – um pobre mortal percorrendo o coração do Senhor. Por um instante me dei conta de que aquele encontro com Deus deveria se postergar para a eternidade. Naquele momento me senti feliz, realizado, com uma alegria estonteante. A realização se encontrava com a minha alma. Por frações de segundos pude perceber o verdadeiro significado da palavra felicidade.


Quiçá eu fosse um alpinista que se aventura em grandes montanhas, subindo cordilheiras e descobrindo a natureza; ou um marinheiro que viaja pelos encantos dos mares, dos arrecifes; ou um paraquedista que se aventura na beleza dos céus, não teria privilégio tão grande igual ao que havia sonhado. Realmente eu estava em contato com o coração do Senhor. Não poderia ser outra coisa, pois quando estamos em contato com o Senhor, reconhecemos a nossa filiação sem ao menos ser necessário exame de DNA.

Experiência maravilhosa...

Ao acordar desse grande milagre, achei por bem reorganizar indagações e diálogos internos. Em seguida pedi inspiração ao Espírito Santo de Deus para que eu pudesse escrever tão somente o necessário, aquilo que realmente importa ao Senhor. Em questão de segundos surgiu um questionamento: com que freqüência os indivíduos buscam a Deus?


A partir desse questionamento pude perceber o que realmente seria projetado numa folha de papel como forma de reflexão para essa ocasião. Então, passamos a refletir...


Indagações não faltaram. Era algo sério e que muitos deveriam se atentar. Então, para redigir coisa tão importante não poderia usar o mesmo senso de escrever uma carta a um amigo ou a um familiar. Mas deveria escrever com o senso do que verdadeiramente importasse ao Senhor. Não precisava ser extenso ou sintético, bastava dizer a verdade encontrada para esse momento. Por isso, mais uma vez antes de escrever, busquei o Espírito Santo para orientar-me nas palavras, reorganizá-las e ordená-las em certas posições.


Posso imaginar que muitos buscam a Deus uma vez por semana, ou quem sabe, somente quando precisam de ajuda, quando as coisas não vão bem. Para muitas delas, falar com Deus, ler a bíblia ou ir à casa do Senhor se assemelharia a marcar um horário com o médico ou até mesmo fazer uma visita cordial a um amigo, ou quem sabe marcar uma hora no banco com o gerente.


Até para falar com Deus muitas pessoas têm suas restrições de horários. Buscam a Deus como se houvesse um momento certo para falar com Ele; como se Deus fosse recebê-los em sua sala de visitas. A sistematização tomou forma no homem. O ser humano inspirou-se sentimentalmente em máquinas e nas formalidades excessivas de relações sociais e espirituais da atualidade.


Muitas vezes, pessoas se acham mais íntimas dos amigos, colegas ou até mesmo desconhecidos – passando a revelar seus segredos mais temíveis, medos e traumas - do que com o NOSSO DEUS. A verdade é que muitos homem não se sentem a vontade para se revelar à Deus, expondo suas mágoas, tristezas e sentimentos. Escondem-se de Deus “por não saberem procurá-lo”.


A fragilidade toma conta do ser humano. A materialidade toma forma de razão humana, de certeza absoluta ao ponto de induzir a compreensão dos indivíduos à razão material. A compreensão de Tomé (“ver para crer”) ingressa as entranhas de muitos indivíduos, distanciando-os da razão espiritual de Deus, passando a não crerem que o Espírito Santo alcançará seus sentidos, suas vidas.


O “relógio” tem se apresentado como sustentáculo da desculpa do culpado. Muitos dizem não ter tempo disponível, estarem assoberbados de atividades e de problemas, como desculpas para não se encontrarem com Deus. A “falta tempo” tem sido fundamento para inspirar comandos de sentimentos e sustentar a razão mercadológica que degrada o homem moderno, mantendo intacta a sua falta de compreensão e a sua imbecilidade espiritual, impedindo-os de reconhecer suas fortalezas no poder do Senhor.


A insensibilidade/imbecilidade humana é tão grande ao ponto de demonstrar que a criatura agenda hora para manter contato com o seu criador (Deus). Eis mais um dos motivos que faz com que muitos ainda permanecem adormecidos.


O homem não se resguarda mais para ir à casa de Deus. O seu prazer tem similitudes a um rio intermitentes: perde sua vitalidade em tempos de estiagem. Poucos têm alegria e amor quando estão na casa de Deus. Observe que novamente o relógio instiga a paciência de servo e o obriga a resmungar: - como demora esse culto! Como o pastor fala muito! Estou com sono! Esse pastor não dorme?! Ele não tem casa? Não tem família?


Dificilmente se encontra um homem com o coração de Davi: alegre e contrito quando na casa do Senhor. Podemos perceber que em canções de peregrinos, Davi já manifestava o desejo de estar na casa de Deus. Para ele não se tratava de uma obrigação, mas de um grande e inspirador prazer. Em salmo 122:1, assim preceituou o rei Davi: “Fiquei alegre quando me disseram: “vamos à casa de Deus, o Senhor”.


Irmãos, não é necessário agendar um horário com o nosso Deus, pois Ele está 24 horas do nosso lado. Não é necessário mandar cartas por intermediários para que Deus possa enxergar os nossos problemas e dificuldades, uma vez que Jesus Cristo já nos colocou em contato direto com o nosso Senhor.


Lembrem-se! Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Ele tem todo poder, está em todo lugar e tem toda a sabedoria. Por isso, qualquer lugar é lugar para falar, louvar e honrar a Deus. Conforme disse Timóteo, Ele é “o único que é imortal. Ele vive na luz, e ninguém pode chegar perto dela. Ninguém nunca o viu, nem poderá ver. A Ele pertence a honra e o poder eterno.” (I TM 6:16.).


Irmãos, Deus é a luz que ilumina o nosso ser. Ele é o único que pode fortalecer o nosso entendimento e ampliar a nossa compreensão. Não há outro Deus além Dele. Ele é o único que pode calçar os nossos pés, livrando-nos dos espinhos, concretizando os nossos sonhos e dignificando o nosso esforço pelo seu amor.


Diz a palavra de Deus que “para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado” (PV 8:9) principalmente para aqueles que estão informados da palavra do Senhor.


Meu coração ainda é incomodado com algumas colocações: qual é filho que necessita reservar um horário para falar com o seu Pai? Será que não é possível entrar em contato diretamente com Ele? Qual filho necessita programar uma reunião para visitar a casa do seu Pai? Será que filho e Pai não são íntimos? Será que os conflitos da vida, os problemas são maiores que o nosso amor para com o nosso Pai? Será que a velocidade do “relógio” ainda deverá ser o motivo de tantos desencontros?


Louvem a Deus onde estiverem. Clamem-no a todo instante e Ele os escutará. Não é preciso reservar horário com o Senhor, pois Deus dispensa formalidades. Ele quer ver é o amor e a alegria do nosso coração. Deus não quer ser esquecido, pois Ele nunca nos esqueceu. Pensem nisso! Quem sabe hoje é a sua chance de caminhar pelo coração do Senhor, como me foi possível. Busque-o e o encontrará; clame-o e será ouvido; estenda teus braços e Deus o abraçará.


Que Deus esteja sempre conosco!

ORAÇÃO

Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes, e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus! Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;

Se me deres a força, não me tires a sensatez;

Se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários, nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir insucesso.

Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus! Faz-me sentir que o perdão é maior índice da força, e que a vingança é prova de fraqueza. Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.

Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, te rogo, nunca Te esqueças de mim! Ainda que um dia o meu juízo possa se afastar de mim, não esqueça-me.